segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Reviver a história em Brescia





Estamos em 1955. 
Nas estradas que ligam Roma Brescia um bando de loucos conduzem grandes máquinas na expectativa de completarem 1000 milhas o mais depressa possível. Na frente segue um carro especial. De cor prata, como todos os Mercedes, uma versão especial 300 SLR abre caminho por entre burros e pessoas. 
Pensado para vencer esta prova de resistência e com uma forte inspiração no F1 W196, segue ao volante um jovem e promissor Stirling Moss a 200 km/h. Ao seu lado, o primeiro navegador da história do automóvel, Denis Jenkinson dá as coordenadas naquele que viria a ser o sistema utilizado por todos os navegadores de rallys do mundo. 
A prova terminou com a vitória deste duo dinâmico e a marca da estrela de prata ficou na história.
Mais de 50 anos depois a Mercedes lança uma versão especialíssima de 75 unidades para comemorar este feito da competição automóvel. O novo SLR Stirling Moss vem dar um fim à produção do SLR e o seu design é totalmente inspirado na versão de 1955. A saída lateral dos escapes, o padrão central dos bancos e o tonneau que tapa os 2 lugares lembra bem a máquina que fez 1000 milhas sem parar e de uma forma imprópria para cardíacos. 
Esperemos que uma destas esculturas históricas chegue cá para umas Mille Miglia nacionais.

Sem comentários: