segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cold War Modern




O Victoria & Albert Museum apostou numa exposição que explora de forma sublime o que se passou na Arte, Design e Arquitectura após o final da 2ª guerra mundial. 
Uma civilização deprimida, e sobretudo sedenta de boas experiências que evoluiu num sentido Frio. Uma época em que EUA e URSS mediram forças para o domínio global e onde os avanços tecnológicos se mediram ao sprint.
Esta exposição conta uma corrida, que não se ficou pelo armamento, e percorreu Berlim junto ao muro, passou por Moscovo de Nikita e visitou a Casa Branca de Kennedy e Nixon.
Para a história ficam as respostas gráficas, arquitectónicas e motorizadas da exposição. Encontramos um P70 coupé orgulhosamente construido num monocoque em fibra de vidro made in RDA. Um coupé que antecederia o famoso Trabant. Uma Vespa 125, ideal para o trânsito caótico do pós-guerra italiano ou um engenhoso e reciclado bubble car Messerschmitt com o cockpit dos aviões alemães agora proibidos de voar.
Vale a pena Ver Aqui ou em Londres até 11 de Janeiro o que se passou de 1945 a 1970 e valorizar os tempos descansados que vivemos onde uma ameaça nuclear não faz parte do dia a dia.   

Sem comentários: