sexta-feira, 18 de abril de 2008

O Vitor Espadinha é Suíço



Há uns anos atrás o nosso saudoso Vítor Espadinha animava a televisão portuguesa com um magnífico e "roda o palco!!!". Esta frase, bem criativa por sinal, fazia sentido por mudar a aparência do palco trazendo uma sensação de novidade ao senhor tele-espectador. 
Sempre que o Salão Automóvel desce à cidade lembro-me desta frase. Não sei se é por acreditar que talvez este ano o palco rode e nos traga verdadeiras novidades no sector automóvel. 
A realidade, e nós sabemos à muito, é que Portugal não tem indústria para nos conseguir dar uma feira ao nível de Paris, Frankfurt ou mesmo Genebra. 
Esta noção faz-me odiar os suíços. Não por terem o Federer, ou conseguirem fazer chocolate onde não existem plantações de cacau. Ou por fazerem relógios onde não existe aço. Ou mesmo por fazerem analgésicos e antibiótico onde não existem doenças. Odeio os suíços sim, por terem menos habitantes que nós. Por não terem corridas de automóveis há mais de 50 anos e uma indústria automóvel que é praticamente insignificante. 
Porque é que os suíços conseguem ter um Salão onde as marcas fazem apresentações mundiais e apostam na apresentação de novas tendências através dos seus Concept Cars?
Teríamos imensas explicações geo-estratégicas para isso mas provavelmente, por lá, é que já rodaram o palco! Aguardemos pelo nosso Salão a 24 de Abril...

Sem comentários: