domingo, 16 de maio de 2010

Where my kids at?!



Para o lançamento da nova Toyota Sienna o construtor japonês apostou num marketing... viral.
Para quem não sabe o que é, esta é uma boa forma de compreender a dimensão desta acção.
À semelhança de uma bactéria que se espalha, os protagonistas que apresentam esta mini van Toyota, também invadem TVs e Facebooks pelo mundo. Contam a sua história de melhores pais do mundo e a sua relação fabulosa com esta máquina não tão sexy.
Esta campanha é um gozo ao estilo "Pimp my ride" e "Bling Bling" que dá estilo às grandes máquinas americanas e uma forma inteligente de vender um produto igual a tantos outros.
Este é um gozo para se levar a sério e que já deu direito a música e videoclip de sucesso.
A conhecer esta Sienna Family e a sua Swagger Wagon aqui.

Alternativas ao alcatrão







Gostamos de máquinas que nos impressionam!
Máquinas que nos fazem sonhar com um futuro em altura. Mesmo que não seja tão próximo.
Deixamos aqui o fruto de uma joint venture proveitosa. Um Eurocopter com interiores Mercedes-Benz que lançam uma nova dimensão de estilo e qualidade em habitáculos que já há muito mereciam mais atenção.
Este EC145 ganha uma nova dinâmica de espaço.
Uma personalidade única para andamentos mais altos do que os bólides a estamos habituados. Uma máquina com soluções para o dia a dia. Com espaço para bicicletas, sacos de golfe ou tupperwares recheados com pastéis de bacalhau.
Num mundo cada vez mais cheio no alcatrão, este poderá ser um novo caminho "to design my ride or your ride".

domingo, 9 de maio de 2010

A vitória de Joana D´Arc





Elisabete Jacinto é uma guerreira!
Incompreendida pelos seus, Elisabete tem construído uma carreira a pulso, com esforço, dedicação e muito suor.
Apoiada por uma equipa orientada para a vitória, onde se inclui a com a imagem desenvolvida no camião vencedor, Elisabete conseguiu na 6ª feira a Taça que merecia há vários anos. Ganhou o Rally da Tunísia!
Para os invejosos será pouco, mas para quem é construtivo, esta vitória é fabulosa e a 1ª de uma mulher na Taça do Mundo.
Os factos estão à vista. Não só ganhou entre os camiões, categoria onde participa, como também ficou em 8º lugar da geral.
Para nosso orgulho fica uma performance ao mais alto nível de uma piloto que luta pelo seu país, como uma Joana D´Arc, e que os portugueses infelizmente subestimam.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Design for China III





Qual é o valor de uma marca?
Para muitos é apenas um dado adquirido. Uma referência que nos diz apenas se vale ou não a pena este iogurte ou aquela caixa de cereais.
No mundo actual, e para quem nunca pensou nisto, uma marca é a diferença entre o futuro ou a morte. A diferença entre viver bem ou nem sequer sobreviver.
Tão simples como olhar para o que é a MG.
Uma marca com um passado brilhante, entregue à desgraça pela falta de humildade e sentido estratégico de uma indústria defunta.

Quando os chineses entraram em Inglaterra e quiseram ver os despojos do dia, rapidamente compreenderam que o interessante não se via à 1ª vista. Não tinha expressão material. Era a ideia que estava na cabeça de cada cliente que fazia a diferença.
Estes chineses de cor amarela, esqueceram máquinas, planos e a mão de obra de Sua Majestade.
Guardaram a marca e voltaram para casa!

Agora, anos depois, lançam mãos à obra e oferecem, na sua feira, um futuro que poderia ter sido britânico. Um MG Zero Concept concebido por designers ingleses mas com um espírito cada vez mais oriental, onde a inspiração estilística nos faz lembrar um novo Citroen DS. Aquela máquinazinha que tanto interesse tem despertado aos jornalistas que só vendem cilindradas e economias de consumo.
Esperemos por 2011 para vermos a Shanghai Automotive entrar na Europa, ou a MG entrar na China...


domingo, 2 de maio de 2010

Design for China II






O caminho continua para Oriente.
A Bertone, conhecida casa de design automóvel italiana resolveu fazer as malas e voar para Beijing.
Achou que fazia sentido estar presente naquele que é o maior mercado automóvel do mundo e dar "apoio" aos seus clientes chineses.
Uma oportunidade interessante que ganha forma, de imediato, no Salão Automóvel de Beijing com a apresentação do Concept Car Pandion.

Este Pandion, é uma homenagem aos 100 anos da Alfa Romeo e o 1º trabalho de Mike Robinson depois de uma ausência de 2 anos.
Um desenho controverso numa construção quase esquelética a lembrar uma linguagem Tim Burton.
A destacar: estas asas de águia que atravessam todo o corpo sem perder o ADN que caracteriza os modelos actuais da marca transalpina.
Chamemos-lhe uma evangelização europeia por terras do Oriente.

Design for China I





Já falámos no BRIC mas não falámos apenas na China.
Este mercado, que parece ser a cada dia o pote de ouro no fim do arco íris da indústria automóvel, tem despertado especial interesse por marcas de nicho, especiais e que necessitam de gente abastada. Vai daí a Lamborghini lembrou-se de pegar no seu Murciélago em fim de ciclo e criar uma edição especial com o pequeno nome de LP 670-4 SuperVeloce "China Edition".
Para apenas 10 sortudos de olhos em bico.
Aqui fica o registo de uma edição não tão especial mas totalmente pensada para um gigante que acordou...