Para quem não sabe, Marc Newson é provavelmete o designer industrial mais influente depois da super star Philippe Starck. Responsável por criações tão diversas como a cadeira Lockheed Lounge usada num conhecido videoclip de Madonna, até às cadeiras de 1ª classe da transportadora aérea Qantas, Newson aceitou em 1999 o desafio de conceber um automóvel para a Ford, mais precisamente o modelo 021c. O nome simples e imediato estava directamente associado à referência da cor laranja na paleta Pantone. Referência que definiu a cor do protótipo e que sempre serviu de referência aos projectos deste designer australiano.
Pensado pela Ford como uma forma de preparar o consumidor para o novo milénio, Newson aplicou no 021c ideias simples e brilhantes que traduzem de alguma forma o nosso imaginário infantil na forma como visualizamos um carro. Encontramos pormenores soberbos como o porta-bagagens em forma de gaveta... de cómoda, ou as ópticas que ocupam na totalidade a frente e a traseira do protótipo.
Na época Marc Newson fez a pergunta "Peçam a uma criança para desenhar um carro e vejam o que surge?" Provavelmente um Ford 021c... mas sem um conta-quilómetros Ikepod. É que Ikepods só mesmo Newson a desenhar...